quinta-feira, 21 de maio de 2020

Quebra-pedra ou erva-pombinha

É muito comum encontrarmos essa planta em nossa região, planta que nasce em locais como quintais, calçadas e até em algumas frestas em meio ao concreto.

Novamente entre as situações muito comuns de surgimento de espécies fora de qualquer planejamento, apareceu uma planta que achei interessante e acionei os colegas para compartilhar a busca por identificação e, consequentemente, avançar um pouco no conhecimento sobre a mesma.

Alguns colegas de grupos das redes sociais identificaram como pedra-pedra e que estranhei por ser diferente do que habitualmente identificava como tal, mas as participações são indispensáveis ao sucesso de nossas buscas e pesquisas relacionadas. Enfim, constatamos que existem muitas plantas identificadas como quebra-pedra e o exemplar em questão tratava-se de uma Phyllanthus tenellus, ou seja, apenas mais uma de várias das espécies com mesma identificação popular.







Ficamos em dúvidas quanto ao quebra-pedra mais comum pela região, pois se fizerem uma pesquisa sobre Phyllanthus niruri ou P. amarus Schum. & Thonn perceberão referência à mesma planta. Para interação do leitor, sugiro efetuar esta pesquisa para constatações. Apresentamos abaixo uma imagem de terceiros e mesmo não sendo uma exclusividade na imagem a percebemos muito familiar. Clicando na imagem, esta a conduzirá à fonte da mesma. Salientamos que trata-se apenas de uma escolha entre muitos registros disponíveis encontrados na internet conforme sugerimos neste parágrafo.


Phyllanthus amarus Schumach. & Thonn. | Species | India ...


"Identificaram-se sete espécies comercializadas como quebra-pedras em Porto Alegre: Euphorbia prostrata e E. serpens (Euphorbiaceae), Phyllanthus niruri e P. tenellus (Phyllanthaceae), Desmodium incanum (Fabaceae), Cunila microcephala (Lamiaceae) e Heimia salicifolia (Lythraceae). Destas, as espécies de Phyllanthus e Euphorbia são as que apresentam maior semelhança morfológica quando comercializadas secas e fragmentadas." (Revista Brasileira de Farmacognosia)

Em nossa pesquisa descobrimos que o gênero Phyllanthus é composto de imensa variedade conforme descrito em Attena - repositório digital da UFPE.

"O gênero Phyllanthus L. (Phyllanthaceae) compreende cerca de 800 espécies, com distribuição em diversas regiões tropicais do mundo. No Brasil, está representado por mais de 100 espécies, amplamente distribuídas em diferentes ambientes. Destacam-se no Brasil as espécies conhecidas como quebra-pedra, arrebenta-pedra ou erva-pombinha, entre elas P. niruri L., P. amarus Schum. & Thonn. e P. tenellus Roxb., reconhecidas popularmente por suas propriedades diuréticas, sendo utilizadas na eliminação de cálculos renais e outras atividades."

Uma curiosidade surgida durante a pesquisa foi uma planta que costumamos observar identificarem como uma pitangueira (Eugenia uniflora L.), mas que também é uma espécie de Phyllanthus a phyllanthus acidus.

അരിനെല്ലിക്ക.jpg


Sugestões de leitura para aprofundamento nos links disponíveis abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário