Costumo fazer associações às circunstância com que se apresentam algumas situações relativas a apreciação de plantas. A mais intrigante é a identificação de uma arvore comum no sítio Trindade,
mas reservo o comentário a postagem especifica sobre o angico-branco ou farinha-seca (Anadenanthera colubrina) popularmente associado ao paricá, entretanto, cientificamente distintos.
Em 2008, acompanhamos um projeto desenvolvido na escola Centro de Ensino Bandeira Tribuzzi - CAIC em Santa Inês-MA. O projeto previa algumas ações que favoreciam o meio ambiente com intuitos de promover o bem estar nos ambientes que fazem parte do nosso convívio mais frequente. Uma destas ações era composta pelo plantio de arvores com agradáveis características visuais e entre elas estava uma muda de paricá. Para não ignorarmos, lembro bem de algumas variedades de ipês, uma muda de oiti, uma de paricá, uma de flamboyant, uma teca, algumas mudas de palmeira imperial e outras, perfazendo o inesquecível total de 22 mudas adquiridas através de doações de professores da instituição que contribuíram financeiramente para esta aquisição.
Pesquisas foram realizadas para escolha das arvores, com apresentações de imagens para constatarmos a aparência das mesmas com vistas a conferir uma paisagem agradável e sombras a área livre da escola. Infelizmente, a maioria não resistiu, restando uma teca, uma palmeira imperial e poucos ipês.
Neste contexto é que surgem as associações citadas no preambulo desta postagem. Pois, ha muitos dias temto lembrar do paricá e em leituras, ontem, assim que li, resgatei a lembrança e decidi publicar sobre esta arvore. Para isto, deixarei imagens para apreciação digital e que esperamos que lembrem do comentário em oportunidades de contemplação real do paricá ou guapuruvu-da-amazônia (Schizolobium amazonicum).
Para aprofundamentos científicos sobre a planta, recomendaremos algumas leituras em sites, sempre valorizando a dedicação à contribuição pública dos autores.
Centro de inteligência em florestas: http://www.ciflorestas.com.br/texto.php?p=parica
Arbóreonet: http://www.arboreo.net/2012/12/parica-schizolobium-amazonicum.html4
Laboratório de manejo florestal: https://sites.unicentro.br/wp/manejoflorestal/12568-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário